Carteira Administrada

Recuperação de Ativos

A recuperação de ativos refere-se ao processo de recuperar fundos de investimentos, ativos financeiros, imóveis, bens, propriedades ou valores que foram perdidos, desviados ou estão em posse de terceiros, devedores, SPE´s, etc.

O processo de recuperação de ativos pode ser complexo e envolver vários estágios, incluindo investigações, atuação conjunta com reguladores (CVM e Anbima), negociações com terceiros envolvidos e, se necessário, ações legais para recuperar os ativos. A eficácia da recuperação de ativos depende das circunstâncias específicas e da cooperação entre as partes envolvidas,

É importante ressaltar que as práticas de recuperação de ativos podem variar conforme a natureza do ativo a ser recuperado, uma vez que cada ativo está abrigado em uma arcabouço regulatório e estão sujeitos às leis e regulamentos próprios. Além disso, existem diferentes abordagens éticas e legais para a recuperação de ativos, é fundamental organizar processos de recuperação em conformidade com ambiente regulatório e legislação aplicável, enquadramentos legais e respeito aos mandatos.

Ocorrências mais comuns

  • Ativos e Fundos de Investimentos com características de vícios de origem;
  • Fundos em cascata de Investimentos;
  • Ativos não Performados (NPL) : Non Performing Loan, ou “Ativo não performado”, ou ainda, um “Crédito inadimplente ”;
  • Falências e Recuperações Judiciais;
  • Fraudes e crimes financeiros, entre outros.